aprenda a diferenciar TIMING E SPACING

O mais importante de tudo para quem está começando  a animar  é a diferenciação entre timing e spacing. São conceitos aparentemente parecidos que confundem muita gente.

Eu levei bastante tempo pra sacar.

Timing: quanto TEMPO leva para uma ação acontecer – isso voce define com o espaçamento em unidades entre os  KEYFRAMES. O braço do personagem vai subir em UM SEGUNDO? São 24 frames.  ISSO É TIMING

Spacing: com que ACELERAÇÃO as coisas se movem em um determinado tempo – isso voce define com a posição das coisas no BREAKDOWN, que é o quadro chave que vai entre os keyframes. O braço do personagem vai subir em um segundo, mas vai estar em 1/4 DA ALTURA na METADE do movimento? isso significa que no final ele vai ter que acelerar para completar a ação em um segundo. ISSO É SPACING.

 

“Então quer dizer que os elementos do desenho do breakdown se posicionam sempre no meio?”

Sim, no meio da sua cara… 

 

VEJA O EXEMPLO

 

 

Perceba como no primeiro soco a mao do coelho demora pra começar a se deslocar e chega rapido ao seu destino,  parecendo bem mais pesada. É um SOCÃO violento. No segundo soco a mao se desloca mais linearmente, não demonstrando tanta energia. Os dois socos têm o mesmo timing, mas diferentes spacings (zes? foda-se).

 

 

ps: AGORA veja este MONSTRO do Richard Williams sabendo o TIMING de cada ação só de olhar e contar o tempo. Ele sabe exatamente o numero de frames necessarios pra cada gesto/ação.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em animação, tutorial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s